NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
O Hospital Felício Rocho inaugurou, no dia 28 de outubro de 2024, o CEPLI — Centro de Excelência em Punção Lombar e Líquor. Focado no diagnóstico de doenças neurológicas por meio da coleta e análise do líquor, o centro oferece uma avaliação minuciosa e precisa para doenças como esclerose múltipla, encefalites, meningites e outras condições neuroinfecciosas e neurodegenerativas, como o Alzheimer. A equipe será coordenada pelo neurologista Davi Queiroz e contará também com a neurologista assistente Rayssa Garibe.
De acordo com o coordenador, Davi Queiroz, o centro foi criado com o objetivo de oferecer um serviço de referência para o diagnóstico de doenças neurológicas, utilizando o líquor como uma ferramenta essencial para alcançar precisão e segurança nos diagnósticos. “Contamos com uma equipe altamente qualificada e uma estrutura preparada para atender os nossos pacientes com o máximo de conforto e excelência,” afirma.
O CEPLI destaca-se como referência pela utilização do líquor como uma ferramenta fundamental para diagnóstico neurológico. Além de realizar a punção lombar com manometria para análise detalhada, o centro também oferece o tap-test, um procedimento auxiliar no diagnóstico de hidrocefalia de pressão normal. Equipado com uma ampla sala de procedimento, ele garante aos pacientes um ambiente seguro e confortável para a realização de exames, realiza diagnósticos especializados para uma ampla gama de doenças neurológicas, como demências, esclerose múltipla, encefalites, neurossífilis e diversas doenças neuroinfecciosas. Além disso, ele é habilitado para detecção de marcadores de doenças neurodegenerativas e realiza investigações detalhadas para condições oncológicas e hematológicas.
O centro tem capacidade para atender oito pacientes por dia. O atendimento é exclusivo para pessoas acima de 14 anos. Os procedimentos podem ser agendados de forma prática e rápida por telefone, WhatsApp ou e-mail (veja os contatos ao final do texto).
O que é o Líquor?
O Líquido Cefalorraquidiano (LCR). ou líquor. é um fluido corporal límpido e incolor, com baixo teor de proteínas e poucas células. Ele é produzido nos plexos coroides dos ventrículos cerebrais e no epitélio ependimário, sendo que 70% de sua composição deriva de filtração passiva do sangue e secreção pelo plexo coroide.
O LCR atua como um amortecedor, protegendo as estruturas cerebrais e medulares. Além disso, fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no equilíbrio da pressão intracraniana.
Em condições normais, ele é produzido e reabsorvido continuamente, em torno de 500 ml/dia, variando conforme a estrutura corporal do indivíduo. O líquor circula ao redor das estruturas cerebrais em íntimo contato com as membranas e células nervosas e reflete, em sua composição, desordens neurológicas decorrentes de inflamações e infecções do sistema nervoso, especialmente as meningites e encefalites.
Contatos para Agendamento:
• Telefones: (31) 3299-7865 / (31) 3514-7000 / (31) 3514-7300
• WhatsApp: (31) 3299-7870
• E-mail: centrodepuncaolombar@feliciorocho.org.br
5 estrelas refletem a dedicação coletiva e a missão de cuidar das pessoas
A iniciativa visa capacitar os participantes nas mais modernas técnicas de gestão hospitalar.
O Hospital Felício Rocho se juntou ao Hospital Moinhos de Vento para cuidar das pessoas do Rio Grande do Sul.